A galinhada, segundo alguns historiadores, foi inventada pelos bandeirantes no período colonial. Como eles faziam longas expedições para o interior, levavam sempre galinhas nas comitivas que, invariavelmente, viravam comida. A galinhada é famosa por ser um prato de "sustância". Confira o modo de preparo especial que o CyberCook separou para você!
4 unidades de sobrecoxa de frango 200 gr de arroz 1 unidade de cebola 2 colheres (sopa) de cheiro-verde 2 folhas de louro 1 colher (sopa) de óleo de soja 2 unidades de limão
1 unidade de pimentão verde em tiras 2 dentes de alho 3 unidades de tomate 1 pitada de pimenta-do-reino branca 1 pitada de sal 1 colher (café) de colorau
Lave o frango com limão e tire os excessos de pele e gordura. Em uma panela grande, aqueça bem o óleo e junte o colorau, a cebola, o alho, o pimentão, os tomates, o louro, a pimenta, o cheiro verde. Adicione as sobrecoxas e deixe refogar bem. Se a preparação ficar muito seca, vá colocando água quente aos poucos para que o frango cozinhe.
Junte o arroz lavado e escorrido e refogue mais um pouco. Coloque água quente e cubra cerca de dois dedos o arroz e o frango. Deixe a panela fechada e o fogo médio. Quando a água estiver praticamente evaporado completamente e o arroz cozido, desligue o fogo e sirva.