1 xícara (chá) de água 2 espigas de milho verde 2 xícaras (chá) de açúcar
Descasque as espigas (reserve as palhas) e retire os cabelos do milho. Rale as espigas e raspe bem os sabugos com uma colher para tirar bem a polpa. Bata o milho com a água e o açúcar. Tem que bater muito para não ficar pedaços grandes da casquinha no grão.
Ferva as palhas de milho reservadas para que fiquem macias (escolha palhas grandes e descarte as externas, que são muito duras). Junte as extremidades mais largas de duas palhas de maneira que fiquem sobrepostas. Junte as laterais mais longas, formando um retângulo comprido.
Dobre as laterais do retângulo e depois as extremidades para formar um pacotinho. Coloque um pouco da massa dentro desse pacotinho de palha e amarre com um barbante. Faça os pacotinhos restantes até terminar a mistura do milho. Numa panela grande, coloque bastante água, em quantidade suficiente para mergulhar as pamonhas, leve ao fogo alto e deixe ferver.
Coloque as pamonhas na água e cozinhe por cerca de uma hora. Tire do fogo e escorra. Mantenha as pamonhas aquecidas, sobre um escorredor ou uma peneira, no vapor.
Nessa receita o milho é a estrela principal então escolha dê preferência para um milho orgânico e dentro da safra. Sua pamonha ficará com um sabor mais forte de milho e você utilizará um ingrediente que está no seu melhor momento. Você pode trocar o açúcar refinado por açúcar demerara :)